A Gerência de Risco do Projeto inclui os processos envolvidos na identificação, análise e resposta aos riscos do projeto. Isto inclui a maximização dos resultados de eventos positivos e minimização das conseqüências de eventos negativos. A Figura 11-1 fornece uma visão geral dos seguintes processos principais:
11.1 Identificação dos Riscos – determinar quais os riscos são mais prováveis de afetar o projeto e documentar as características de cada um.
11.2 Quantificação dos Riscos – avaliar os riscos e suas interações no sentido de avaliar possíveis conseqüências.
11.3 Desenvolvimento das Respostas aos Risco – definir as melhorias necessárias para o aproveitamento de oportunidades e respostas às ameaças.
11.4 Controle das Respostas aos Riscos – responder às mudanças nos riscos no decorrer do projeto. Estes processos interagem uns com os outros e também com os processos das demais áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver esforço de um ou mais indivíduos ou grupos de indivíduos dependendo das necessidades do projeto. Cada processo geralmente ocorre pelo menos uma vez em cada fase do projeto. Embora os processos sejam aqui presentados como elementos discretos com interfaces bem definidas, na prática, eles podem se sobrepor e interagir de outras maneiras. As interações entre os processos são discutidas no Capitulo 3.
Diferentes áreas de aplicação usam, freqüentemente, diferentes nomes para os processos descritos aqui. Por exemplo:
· A identificação dos riscos e a quantificação dos riscos são tratados às vezes como um processo único, e o processo resultante é conhecido como análise de risco ou avaliação de riscos
· O desenvolvimento de respostas aos riscos é, algumas vezes, chamado de planejamento de respostas ou redução de riscos.
Um comentário:
Bastante interessante este artigo, pois traz de forma resumida e genérica o processo de gestão dos riscos. Aqui independente do modelo adotado, é mostrado o essencial para se lidar com os riscos em um projeto. Toda metodologia ligada ao assunto parte destas premissas.
Postar um comentário